Fazeres

Espaço para registro do cotidiano: Fazeres, Saberes, Acontecimentos, Memórias/Experiências, Práticas Informacionais, Pedagógicas e Culturais locais:

  • Experiências: relatos de vida dos idosos, cartas e textos das crianças, produções artesanais dos jovens e adultos, casa da farinha, sete poços, praia brava, Toca da Josefa, Canoas, cestarias, cotidiano, família, praia, sertão, peixe, mandioca, azul marinho, fauna, flora, horta, roçado, cerco, turismo cultural, turismo ecológico, trilhas, cachoeiras etc.
  • Práticas Pedagógicas: oficinas de Memória, Informação e Escrita: Xilogravura e Cordel.
  • Práticas Culturais: mutirões, cirandas, rodas, festas, danças, manifestações artísticas tradicionais etc.
A ausência de tradição bibliotecária vem sendo reforçada, historicamente, pela política cultural engendrada pelas nossas classes dirigentes, que se caracteriza pela desvalorização das produções culturais mais autênticas do povo e pelos entraves à popularização da leitura, do livro e da biblioteca.
[…] lutar contra o ensino dogmático e a transmissão do saber exclusivamente via professor ou livro didático; significa, ainda, adequar os conteúdos do saber escolar à realidade da clientela atendida; significa, enfim, fazer do aluno um produtor e não apenas um consumidor do saber, o que abre, a nosso ver, amplos espaços para a inserção da biblioteca escolar no processo ensino/aprendizagem assim concebido.
Fonte: SILVA, W. C. da. Miséria da biblioteca escolar. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 50 e 69.

Qual o significado dessa ação para a sua vida?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s