Memória viva da cultura de Cambury “Vai quem quer”

Bloco carnavalesco do Cambury “Vai quem quer”

A elite cultural do país costuma ignorar a existência das festas populares. A boa notícia é que em 2013, o bloco de carnaval popular do Cambury “Vai quem quer” foi reconhecido pela Fundart e a Secretaria de Cultura do município, como um dos mais antigos da cidade de Ubatuba.

O idealizador e promotor da tradicional marcha de carnaval é o caiçara conhecido como Simão Preto, homem simples, cordial e hospitaleiro, que mora no setor Jambeiro do bairro do Cambury, entre o mangue e a praia. Lá, ele recebe vários amigos e outros amantes do samba para se divertir, trocar ideias e pensar formas de intervenção cultural na região norte do estado de São Paulo, bastante esquecida pelo poder público há algumas décadas.

Simão Preto, mestre e regente do tradicional bloco do Vai Quem Qué, divide seu quintal com uma comunidade de guaiamuns, caranguejos de restinga. Neste vídeo ele nos conta como seus inquilinos reagem à presença da luz. “É o guaiamum em choque com a noite que reluz! Óh que saudade!”

Simão Preto é como um mestre griô que reúne amigos em torno do canto, da música e do batuque dos tambores, expressão cultural que faz parte da tradição dos moradores caiçaras e quilombolas do bairro do Cambury, divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja galeria de imagens sobre o Bloco de Carnaval “Vai Quem Quer”, organizado por Simão Preto, na praia do Cambury:

https://estacaomemoriacamburi.wordpress.com/protagonistas/simao-preto/.

Camiseta oficial do bloco de carnaval do Cambury "Vai quem quer", 10 de fevereiro de 2013.

Camiseta oficial do bloco de carnaval do Cambury “Vai quem quer”, 10 de fevereiro de 2013.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Memória viva da cultura de Cambury “Vai quem quer”

  1. E isso ai! Bota pra ferver Simao Preto.”Nao deixe o samba morrer ,nao deixe o samba acabar,o morro foi feito de samba,de samba pra gente sambar.bjs no coracao de todos

      • Bom dia e um grande abraco ao parceiro Violeiro.Eu sempre assino minhas menssagens.Foi so um lapso.Continuo passando o abaixo assinado aqui no rj.Bjs no coracao de todos do Carioca.

  2. Reblogged this on Clínica do Texto & Informaçãoe comentado:
    Com muito orgulho, fui convidado a participar do bloco carnavalesco do Cambury, tocando tamborim sob o comando do velho amigo Simão Preto e o chefe de bateria, “Capoeira”. Foi um domingo maravilhoso, entusiasmante e de muita alegria. Mais de mil pessoas acompanharam o bloco “Vai quem quer”, que desfilou pela praia das 20hs até o começo da madrugada de segunda-feira. Parabéns a todos que mantém viva a cultura caiçara e quilombola do Cambury!!!
    Assinado: Violeiro, 20.02.2013..

Qual o significado dessa ação para a sua vida?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s